QUEM É NANI DE JOÃO PEQUENO?

Biografia

Cristiane Santos Miranda, mais conhecida na capoeiragem como Nani de João Pequeno, conviveu no seio da Capoeira Angola desde criança, e também pelo fato de ser neta de João Pereira dos Santos o saudoso Mestre João pequeno de Pastinha, pessoa que lhe ensinou a Capoeira Angola e quem lhe delegou a missão de continuar seus ensinamentos, herdados pela filosofia do seu Mestre, Vicente Ferreira Pastinha, ou simplesmente Mestre Pastinha. Como foi cuidada pelos seus avós e eram ela e mais dois irmãos, no início seu avô insistia para que seus irmãos o acompanhassem na capoeiragem e franqueava a decisão de sua neta para iniciar, mais só quando ela quisesse. Mais há 23 anos atrás ela decidiu iniciar a vida nesta arte e logo seus irmãos que já eram muito conhecidos, no qual até música o mestre fez para eles, uma das foi “Ho Bujão... Capoeira de Angola é Rolada no Chão” , logo eles não continuará a prática da capoeira o mestre ainda tentou mais até hoje só Nani quem dei continuidade ao legado na família. E Desde lá o mestre venho a ensinando a dar aula na academia CECA - Centro Esportivo de Capoeira Angola - Salvador/BA (Fazenda Coutos e no Forte do Santo Antônio), e em viagens, Projetos do grupo e em escolas. Fui mãe a primeira vez ainda adolescente, (hoje tem dois meninos Gustavo com 16 anos e o João com 5 anos) e na época de seu primeiro filho estava sem perspectiva na vida, quando menos imaginou a capoeira mostra o quando tinha valor, e em 2006 foi reconhecida professora de capoeira Angola e assim começou a dar aula em projetos e dentro dos espaços escolares e em 2018 tive a classificação de Mestra de Capoeira Angola pelos meus padrinhos Mestre Ciro e Mestre Roberval (1996 que começo a prática da Capoeira Angola). Com experiência em Confecção de berimbau (instrumento musical), Projetos sociais, recreação infantil através da capoeira angola, Ritmos e sons da Capoeira Angola (Musicalidade e samba de roda). Além da capoeira tive a oportunidade de concluir em 2013.1 o curso de Educação Física na Faculdade Social da Bahia, ampliando assim o acervo de conhecimento da cultura popular com a educação, levando para dentro da escola e comunidades carentes, minhas experiências para crianças, jovens e adultos.

Ao lado do Mestre João Pequeno, mesmo ele com idade avançada, criamos o Projeto Pequenos de João, na comunidade da Fazenda Coutos em 2007, mais precisamente na laje da casa, no 3º andar, onde desenvolvia as atividades. Eu dava aula para crianças, e o Mestre João Pequeno fazia questão de participar, levando seus ensinamentos a elas. Quando comecei o projeto, ele já estava com 89 anos e, mesmo assim, fazia com que esses movimentos fossem inesquecíveis e indispensáveis. Pois mesmo com a idade avançada, o Mestre conseguiu transmitir muitos valores e plantou sementes na nova geração, e assim dei continuidade na minha formação ao lado do meu avô e Mestre. Para mim o meu avô é uma grande referência de inspiração e orgulho, na época do seu falecimento, estava concluindo a graduação em Educação Física. Minha monografia, João Pequeno de Pastinha e a volta que o mundo dá: percepção da cultura a partir da roda de capoeira angola, discute a metodologia do mestre e faz uma vinculação da importância da cultura popular com a cultura acadêmica. E hoje administro o CECA – AJPP Matriz Salvador como Presidente e coordenadora junto com os demais discípulos do Mestre, além do Projeto Pequenos de João dando continuidade ao trabalho do mestre João pequeno, mantendo a memória e a filosofia, no Forte Santo Antônio Além do Carmo e na Fazenda Coutos. Este ano de 2017 foi o Centenário do Mestre João Pequeno, no qual aconteceram várias atividades e homenagens para manter a sua memória e seu ensinamentos, presentes e trazer para a nova geração da comunidade capoeiristica a importância desse grande mestre que foi o mestre João Pequeno.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

DEZEMBRO DE JOÃO 2019. "MEMÓRIAS DE JOÃO"
   
O CECA AJPP MATRIZ SALVADOR, VEM LEMBRAR QUE NO DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2019. ACONTECERÁ NOSSAS HOMENAGENS AO GRANDE MESTRE JOÃO PEQUENO DE PASTINHA. COM VIVÊNCIAS, HOMENAGENS, RODA DE CAPOEIRA ANGOLA E CONFRATERNIZAÇÃO ACOMPANHADO DE UM SARAU. AGUARDAMOS TODOS VOCÊS!
A PARTIR DAS 16h
Camisa comemorativa no local dia 28/12. 
 Dá acesso a toda programação do dia.

Contatos facebook e instagram:
Ceca Ajpp Matriz-Salvador
Nani João Pequeno

       Salvado-Bahia- Brasil