QUEM É NANI DE JOÃO PEQUENO?

Biografia

Cristiane Santos Miranda, mais conhecida na capoeiragem como Nani de João Pequeno, conviveu no seio da Capoeira Angola desde criança, e também pelo fato de ser neta de João Pereira dos Santos o saudoso Mestre João pequeno de Pastinha, pessoa que lhe ensinou a Capoeira Angola e quem lhe delegou a missão de continuar seus ensinamentos, herdados pela filosofia do seu Mestre, Vicente Ferreira Pastinha, ou simplesmente Mestre Pastinha. Como foi cuidada pelos seus avós e eram ela e mais dois irmãos, no início seu avô insistia para que seus irmãos o acompanhassem na capoeiragem e franqueava a decisão de sua neta para iniciar, mais só quando ela quisesse. Mais há 23 anos atrás ela decidiu iniciar a vida nesta arte e logo seus irmãos que já eram muito conhecidos, no qual até música o mestre fez para eles, uma das foi “Ho Bujão... Capoeira de Angola é Rolada no Chão” , logo eles não continuará a prática da capoeira o mestre ainda tentou mais até hoje só Nani quem dei continuidade ao legado na família. E Desde lá o mestre venho a ensinando a dar aula na academia CECA - Centro Esportivo de Capoeira Angola - Salvador/BA (Fazenda Coutos e no Forte do Santo Antônio), e em viagens, Projetos do grupo e em escolas. Fui mãe a primeira vez ainda adolescente, (hoje tem dois meninos Gustavo com 16 anos e o João com 5 anos) e na época de seu primeiro filho estava sem perspectiva na vida, quando menos imaginou a capoeira mostra o quando tinha valor, e em 2006 foi reconhecida professora de capoeira Angola e assim começou a dar aula em projetos e dentro dos espaços escolares e em 2018 tive a classificação de Mestra de Capoeira Angola pelos meus padrinhos Mestre Ciro e Mestre Roberval (1996 que começo a prática da Capoeira Angola). Com experiência em Confecção de berimbau (instrumento musical), Projetos sociais, recreação infantil através da capoeira angola, Ritmos e sons da Capoeira Angola (Musicalidade e samba de roda). Além da capoeira tive a oportunidade de concluir em 2013.1 o curso de Educação Física na Faculdade Social da Bahia, ampliando assim o acervo de conhecimento da cultura popular com a educação, levando para dentro da escola e comunidades carentes, minhas experiências para crianças, jovens e adultos.

Ao lado do Mestre João Pequeno, mesmo ele com idade avançada, criamos o Projeto Pequenos de João, na comunidade da Fazenda Coutos em 2007, mais precisamente na laje da casa, no 3º andar, onde desenvolvia as atividades. Eu dava aula para crianças, e o Mestre João Pequeno fazia questão de participar, levando seus ensinamentos a elas. Quando comecei o projeto, ele já estava com 89 anos e, mesmo assim, fazia com que esses movimentos fossem inesquecíveis e indispensáveis. Pois mesmo com a idade avançada, o Mestre conseguiu transmitir muitos valores e plantou sementes na nova geração, e assim dei continuidade na minha formação ao lado do meu avô e Mestre. Para mim o meu avô é uma grande referência de inspiração e orgulho, na época do seu falecimento, estava concluindo a graduação em Educação Física. Minha monografia, João Pequeno de Pastinha e a volta que o mundo dá: percepção da cultura a partir da roda de capoeira angola, discute a metodologia do mestre e faz uma vinculação da importância da cultura popular com a cultura acadêmica. E hoje administro o CECA – AJPP Matriz Salvador como Presidente e coordenadora junto com os demais discípulos do Mestre, além do Projeto Pequenos de João dando continuidade ao trabalho do mestre João pequeno, mantendo a memória e a filosofia, no Forte Santo Antônio Além do Carmo e na Fazenda Coutos. Este ano de 2017 foi o Centenário do Mestre João Pequeno, no qual aconteceram várias atividades e homenagens para manter a sua memória e seu ensinamentos, presentes e trazer para a nova geração da comunidade capoeiristica a importância desse grande mestre que foi o mestre João Pequeno.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

HISTÓRICO DE NANI DE JOÃO PEQUENO NA CAPOEIRAGEM


O  CENTRO

 Escola de Capoeira Angola

O Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA) foi criado na academia de Capoeira Angola do Mestre Pastinha, que na época estava situada no Pelourinho, local onde o Mestre João Pequeno foi direcionado e incentivado a cultivar ainda mais a capoeira angola. Até os seus 94 anos de vida o Mestre João Pequeno dedicou-se a manter o nome e os fundamentos do Mestre Pastinha. Essa linha de transmissão foi interrompida quando a Academia do Mestre Pastinha foi desativada, após a retirada do Mestre do seu antigo espaço no largo do pelourinho, atualmente restaurante do SENAC e agravado com sua morte em 1981. A Academia de João Pequeno de Pastinha foi retomada em 2 de maio de 1982. Mestre João Pequeno foi o Mestre que recebeu mais títulos em vida como comendador da cultura do Brasil, e dois títulos de Doutor Honores Causa – aos 90 anos ainda jogava capoeira. Hoje sua neta, Cristiane Santos Miranda, como discípula e junto a outros discípulos, mantém o trabalho no Forte da Capoeira e os projetos que o Mestre deixou.
"Texto do portal: http://salvadorcapoeira.com.br/portfolio/centro-esportivo-de-capoeira-angola-mestre-joao-pequeno-de-pastinha/ "

Endereço:  Forte Santo Antônio Além do Carmo (Forte da Capoeira) – Largo de Santo Antonio    Além do Carmo, s/n, Sala 03 CEP: 40301-330 Salvador, BA, Brazil

Facebook e Instagram: Ceca-Ajpp Matriz-Salvador
Nani João Pequeno



 O Projeto

O 
Projeto Pequenos do JoãoFica localizado no subúrbio de Salvador, especificamente no bairro de Fazenda Coutos III. Na casa do Mestre João Pequeno no segundo andar, onde já existe há 7 anos, com a coordenação de Cristiane Miranda, conhecida como “Nani de João Pequeno” neta do Mestre João Pequeno, na época  em 2011 com a orientação do grande Mestre João Pequeno, com 93 anos( em junho de 2011). 


O ADEUS AO MESTRE  João Pequeno

        O Adeus ao Mestre João Pequeno de Pastinha







No dia 09 dezembro de 2011 perdemos o nosso grande mestre, preste aos 94 anos.

O ADEUS AO SAUDOSO MESTRE JOÃO PEQUENO DE PASTINHA



A Benção Divina


 Chega Joãozinho 
Com o sangue de Dom JOÃO
Já na chamada de Angola  



                                                  NANI E AMIGOS NA RODA DA VIDA


Barracão da capoeira Guaratinguetá...
Anastácia 2015 Mestre José antônio e Nani João Pequeno



PEQUENO JOGO COM MESTRA GEGE NO CECA-AJPP MATRIZ SALVADOR

Mestre Jogo de Dentro e Professora Nani de João Pequeno.


Prof. Nani de João Pequeno x C.M Guaxini 

Roda do CECA-AJPP MATRIZ 


 Nani de João Pequeno e Makiko Kamekura

... Projeto 2019 (registros em breve)



















                                              NANI DE JOÃO PEQUENO X ALGODÃO